Publicado em 15 de abril de 2025
Fertilidade
Como é o seu ciclo menstrual?
Fazer escolhas conscientes sobre contracepção e concepção começa, primeiramente, pelo conhecimento do próprio corpo e, principalmente, elo entendimento do seu ciclo menstrual.
Com duração média de 28 dias, chamamos de ciclo menstrual todas as mudanças mensais que ocorrem no corpo da mulher, para preparar a parede uterina para receber e estabelecer um embrião, caso ocorra a gravidez.
O ciclo menstrual se inicia no primeiro dia da menstruação e estende-se até o dia anterior ao próximo sangramento, sendo dividido em três fases: folicular, ovulatória e lútea.
A primeira delas é a fase folicular, que tem início logo após o primeiro dia da menstruação, com a descamação da parede interna do útero quando não há fecundação e tem uma duração média de 12 a 14 dias.
Após a menstruação, o corpo passa a preparar o folículo que será responsável pela liberação do óvulo maduro e os sintomas que normalmente acompanham o sangramento menstrual vão sumindo.
A fase ovulatória (ou ovulação) marca a metade do ciclo mestrual e é responsável pela liberação do óvulo maduro em direção à tuba uterina, com objetivo de possibilitar uma fecundação. Os sintomas mais comuns dessa fase são: aumento do ânimo e da libido e muco em maior quantidade e transparente.
A ovulação em si, é curtinha, com duração de 16 a 32 horas. Mas a fase ovulatória compreende o período fértil, momento em que a mulher tem mais chances de engravidar. Isso porque os espermatozoides podem ficar vivos por dias no trato genital feminino enquanto o óvulo tem uma vida média de 24 horas. Então, uma relação sexual que aconteça nos dias anteriores à ovulação pode resultar em uma gravidez.
Por fim, a fase lútea tem início após a liberação do óvulo e termina com a chegada de uma nova menstruação, quando não há gravidez, durando aproximadamente 14 dias.
O folículo que continha o óvulo liberado passa a ser chamado de corpo lúteo, estimulando a produção dos hormônios progesterona e estrogênio. Se o óvulo não é fecundado, o corpo lúteo se desfaz, os níveis de hormônio caem e a mulher fica menstruada, dando início a um novo ciclo. Devido a essas alterações hormonais, é nesse estágio que as mulheres lidam com a temida TPM, que pode incluir oscilações de humor, cólica, aparecimento de acne e sensibilidade mamária.
Portanto, para saber como funciona o seu ciclo e quantos dias ele tem, basta contar desde o primeiro dia de sangramento menstrual até o dia anterior à próxima menstruação. Outra dica é utilizar aplicativos que ajudam a acompanhar o ciclo menstrual e ovulação. É recomendável que mulheres com o ciclo inferior a 21 dias ou superior a 35 procurem a avaliação de um ginecologista para investigar e descartar possíveis problemas de saúde.