Publicado em 15 de abril de 2025
Fertilidade
Você sabia que toda mulher já nasce com toda sua reserva ovariana? Isso mesmo, todos os nossos óvulos são produzidos quando ainda estamos no útero de nossas mães e já nascemos com todos eles. Ao contrário dos homens, não produzimos novos óvulos ao decorrer de nossas vidas, pelo contrário, vamos perdendo a cada ciclo menstrual.
Nascemos com aproximadamente 2 milhões de óvulos e estima-se que quando chegamos na puberdade, esse número caia para 300 – 500 mil.
A cada ciclo menstrual perdemos cerca de mil óvulos e, chegamos na menopausa com apenas mil. Agora dá para entender por que a idade acaba sendo importante na fertilidade da mulher, né?
Conforme ficamos mais velhas, consequentemente vamos tento uma quantidade menor de óvulos, é um processo natural do corpo feminino, e isso interfere diretamente nas chances de engravidar. Por isso é tão importante conhecer o seu corpo e, para quem deseja ser mãe, conhecer sua fertilidade.
Perda de folículos ao londo da vida (dinâmica ovariana)

Fontes:
Reserva ovariana: qual o momento certo para investigar? (nilofrantz.com.br)
O que é a reserva ovariana? (semearfertilidade.com)
Entenda a importância da Reserva Ovariana – Mater Prime
RESERVA OVARIANA X IDADE, entenda o impacto do tempo sobre a fertilidade feminina (feliccita.com.br)
Este material informativo não substitui a conversa com um médico, pois apenas esse profissional poderá orientá-lo(a) sobre a prevenção de doenças e o uso adequado de medicamentos. Não tome nenhum medicamento sem ter recebido orientação médica.
BR-ELO-110040 PRODUZIDO EM MAIO/2022 VÁLIDO POR 1 ANO.