Publicado em 15 de abril de 2025
Fertilidade
A Síndrome Dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal que acomete 10% das mulheres em idade reprodutiva (25-35 anos).
Não foi estabelecida ainda a causa específica da síndrome dos ovários policísticos, mas sabe-se que, a maioria das mulheres com essa síndrome, tem resistência insulínica, sendo este o ponto chave da doença.
Os principais sinais e sintomas da doença são:
• Alterações menstruais – Geralmente o intervalo entre uma menstruação e outra é maior que o normal podendo variar de 40 dias até meses sem menstruar. Algumas vezes, a mulher pode não menstruar espontaneamente o que obviamente diminui muito a chance de uma gestação espontânea. A ovulação ou ocorre tardiamente no ciclo ou pode não ocorrer. • Obesidade – Há tendência à obesidade, sendo que o ganho significativo de peso piora a síndrome e vice versa; • Hirsutismo – Aumento dos hormônios masculinos – Aumento dos pelos em localizações masculinas – rosto, seios e abdômen; • Queda de cabelo; • Acne e oleosidade de pele – Em virtude da maior produção de material pelas glândulas sebáceas; • Distúrbios emocionais: Depressão, ansiedade e irritabilidade; • Infertilidade.
1. Diagnóstico
O diagnóstico da SOP é de exclusão. A suspeita se fundamenta em irregularidade menstrual, achados característicos ao ultrassom e sinais de aumento de hormônios masculinos.
2. Tratamento
O tratamento se fundamenta, basicamente, em mudança de estilo de vida (perda de peso) e uso de contraceptivos orais combinados (para controle dos sinais) associados, ou não, ao uso de metformina. Está provado que uma perda de peso na ordem dos 5% a 10% já traz benefícios podendo até restaurar a fertilidade pela diminuição da resistência periférica à insulina tendo efeito visível na qualidade de vida.
A obesidade agrava os sintomas da síndrome do ovário policístico, além de por si só causar uma série de complicações, portanto invista em uma dieta com baixa ingestão de carboidratos simples.
Atividade física por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, é essencial, tanto para manutenção do peso ideal como para prevenir problemas cardiovasculares.
3. Infertilidade na paciente com SOP
É possível engravidar mesmo com a síndrome do ovário policístico, no entanto as chances de acontecer são menores que a de uma mulher que não tem SOP.
Visto que a grande causa de infertilidade nestas pacientes é a não ovulação (anovulação), costumamos ter sucesso com tratamentos de baixa complexidade, como por exemplo, o namoro programado, onde usamos um indutor da ovulação.
Em casos mais resistentes, podemos realizar Fertilização in vitro (FIV) hoje, com bastante segurança, e uma taxa de sucesso altíssima. Se você tem ciclos irregulares, está acima do peso, apresenta aumento de pelos e está tendo dificuldade para engravidar, procure seu médico, pois você pode ser portadora da Síndrome dos Ovários Policísticos.
Referências:
- Gooding H. An update on PCOS in adolescents. Curr Opin Pediatr.
- Manual para manejo da SOP Febrasgo -2021
- Medicina Reprodutiva.- Tratado de Reprodução Humana Assistida.
- SPEROFF, Leon. GLASS, Robert H. KASE, Nathan G. Endocrinologia Ginecológica Clínica e Infertilidade. São Paulo.
Este material informativo não substitui a conversa com um médico, pois apenas esse profissional poderá orientá-lo(a) sobre a prevenção de doenças e o uso adequado de medicamentos. Não tome nenhum medicamento sem ter recebido orientação médica.
BR-ELO-110042 PRODUZIDO EM MAIO/2022