Etapas da FIV

Publicado em 15 de abril de 2025
Fertilidade
Etapas da FIV

Para quem é indicado?

O método é indicado para casais que apresentem alguma causa de infertilidade, seja ela feminina, como no caso de mulheres que possuem problemas nas tubas uterinas que impedem o encontro entre o espermatozoide e o óvulo, como nos casos de infertilidade masculina, como homens com problema de produção de espermatozoide.

Neste procedimento, os óvulos da doadora são fecundados pelos espermatozoides do parceiro da mulher que planeja a gravidez, por meio de uma fertilização in vitro (FIV), e posteriormente colocados no útero da mãe.

Doação de óvulos

Também conhecida como ovodoação, esse método consiste na doação de óvulos de uma mulher com uma saúde ovariana boa, para que seja usada em uma outra mulher que deseja ser mãe, mas com reserva ovariana baixa ou com óvulos de baixa qualidade.

Lembrando que, na FIV, o contato do sêmen com o óvulo ocorre fora do organismo da mulher, em laboratório, e depois são inseridos no útero da mulher.

Essa técnica é recomendada para mulheres que estão com uma reserva ovariana baixa, que apresentam quadro de falência ovariana prematura (menopausa precoce), que já tentaram outros métodos de reprodução assistida e não conseguiram engravidar, que passaram por alguns tratamentos médicos que possam ter impactado sua fertilidade ou seu tecido ovariano e para casais homoafetivos masculinos.