Doação de óvulos

Publicado em 15 de abril de 2025
Fertilidade

Doação de óvulos

A FIV por meio da doação de óvulos é um dos tratamentos de reprodução assistida para pessoas que tenham desejo de ter um bebê.

Neste método, também conhecido como ovodoação, os óvulos da doadora são fecundados pelos espermatozoides do parceiro da mulher que planeja a gravidez, por meio de uma fertilização in vitro, e posteriormente o embrião é transferido para o útero.

Essa técnica é recomendada para mulheres que estão com uma baixa reserva ovariana, que apresentam quadro de falência ovariana prematura (menopausa precoce), que já tentaram outros métodos de reprodução assistida e não conseguiram engravidar, que passaram por alguns tratamentos médicos que possam ter impactado sua fertilidade ou seu tecido ovariano e para casais homoafetivos masculinos.

No Brasil, a doação de gametas de forma remunerada ou com qualquer ajuda de custo ou suporte financeiro é proibida. Segundo a Resolução nº 2.294/2021 do Conselho Federal de Medicina (CFM), publicada no Diário Oficial em 15 de junho, também é possível realizar a doação de oócitos entre parentes da mulher até quarto grau.

Na doação anônima, a doadora de óvulos deve ter as características físicas semelhantes às da receptora, além do tipo sanguíneo e fator Rh, porém suas identidades devem ser preservadas e essa comparação é realizada pela clínica em caráter sigiloso.