CERAZETTE®

Publicado em 11 de fevereiro de 2025
Contracepção

CERAZETTE® é um anticoncepcional conhecido como minipílula.  

A maioria das minipílulas funciona dificultando principalmente a entrada do espermatozoide no útero, mas não impede totalmente a liberação do óvulo. 

A vantagem de CERAZETTE® é que, diferentemente das outras minipílulas, sua dose costuma ser suficiente para dificultar a entrada do espermatozoide no útero, ao mesmo tempo que bloqueia a liberação do óvulo. Isso garante a alta eficácia do método contraceptivo. 

Além disso, pode ser usado por mulheres que não podem tomar estrogênio ou que estão amamentando. 


Esse medicamento é contraindicado caso você tenha: 

  • Alergia a qualquer ingrediente da fórmula de CERAZETTE®.
  • Trombose, que é a formação de um coágulo em um vaso sanguíneo, geralmente das pernas ou dos pulmões.
  • Suspeita de um câncer sensível aos componentes do medicamento, como alguns tipos de câncer de mama.
  • Qualquer sangramento vaginal de origem desconhecida.
  • Ou, caso você já tenha tido icterícia (cor amarela da pele) ou doença grave no fígado e se a função do fígado ainda não tiver normalizada. 

    Se você tiver alguma dessas condições, avise seu médico antes de começar a usar CERAZETTE®. Ele pode sugerir outro método de planejamento familiar que não seja hormonal. 

    Se alguma dessas condições surgir enquanto você estiver usando CERAZETTE®, procure seu médico imediatamente. 


    CERAZETTE®, como todos os anticoncepcionais hormonais, não protege contra infecções por HIV (AIDS) ou qualquer outra doença sexualmente transmissível.

    Se CERAZETTE® for utilizado na presença de uma das condições abaixo, seu médico precisa ser informado para acompanhar você da melhor forma. São elas:  

  • Câncer de mama;
  • Câncer no fígado;
  • Já teve formação de coágulo em um vaso sanguíneo (trombose);
  • Diabetes;
  • Epilepsia;
  • Tuberculose;
  • Pressão sanguínea alta;
  • Tem ou teve cloasma (manchas marrom-amareladas na pele, particularmente no rosto); nesse caso, evite muita exposição ao sol ou raios ultravioleta.
  • O tratamento medicamentoso dessas doenças pode causar uma redução na eficácia do anticoncepcional. Por isso, antes de iniciar o uso, informe ao seu médico sobre todos os remédios que está utilizando. 

    Slide 1
    Slide 2
    Slide 3
    Slide 4
    Slide 5

    Sim, você pode usar CERAZETTE® enquanto amamenta, pois ele não afeta a produção nem a qualidade do leite materno. 

    Pequenas quantidades do medicamento podem passar para o leite, mas estudos mostraram que crianças amamentadas por mães que usaram CERAZETTE® por até 7 meses e foram acompanhadas até os 2 anos e meio de idade, cresceram e se desenvolveram normalmente.  

    Ainda assim, se estiver amamentando, converse com seu médico antes de começar a usar CERAZETTE®

    A cartela de CERAZETTE® vem com 28 comprimidos, organizados com setas e dias da semana impressos para ajudar no uso correto. Cada comprimido corresponde a um dia.   

    Ao começar uma nova cartela, inicie pelo comprimido da primeira linha (linha de cima) correspondente ao dia da semana em que está começando. Por exemplo, se você começar na quarta-feira, tome o comprimido marcado com “QUA” na parte de trás da cartela. 

    Tome um comprimido por dia, seguindo a direção das setas, no mesmo horário, todos os dias. Engula o comprimido inteiro com um copo de água. Você pode verificar facilmente se tomou o comprimido do dia conferindo a cartela. 

    Mesmo que ocorra sangramento irregular, continue tomando os comprimidos normalmente. Quando acabar a cartela, inicie a próxima no dia seguinte, sem pausas e sem esperar a menstruação. 

    Como começar sua primeira cartela de Cerazette®

    Comece a tomar CERAZETTE® no 1º dia da sua menstruação. Assim, não precisará usar outro método contraceptivo. 

    Se preferir iniciar entre o 2º e o 5º dia da menstruação, use um método adicional de proteção, como camisinha, nos primeiros 7 dias de uso.

    Se você usava pílula combinada, anel vaginal ou adesivo:

    Comece CERAZETTE® no dia seguinte ao último comprimido da sua cartela (ou à retirada do anel, ou adesivo), sem fazer pausa. Se a sua cartela tiver comprimidos inativos, comece CERAZETTE® no dia seguinte ao último comprimido ativo. 

    Alternativamente, você pode iniciar durante o intervalo sem comprimidos, anel ou adesivo, mas, nesse caso, use um método de barreira nos primeiros 7 dias de CERAZETTE®.

    Se você usava outra minipílula (pílula só de progestagênio):

    Pare de tomar a antiga minipílula e comece CERAZETTE® no mesmo dia, sem precisar de proteção adicional.

    Se usava injeção, implante ou DIU com progestagênio:

    Comece CERAZETTE® no dia da próxima injeção ou na data da retirada do implante ou DIU. Não será necessário método adicional de proteção.

    Inicie CERAZETTE® entre o 21º e 28º dia após o parto. Se começar mais tarde, use um método adicional de proteção (como camisinha) nos primeiros 7 dias. Caso já tenha tido relações sexuais após o parto, certifique-se de não estar grávida antes de iniciar CERAZETTE®.


    Seu médico vai orientá-la sobre o momento ideal para começar CERAZETTE®. Sempre consulte seu médico se tiver dúvidas ou precisar de mais orientações. 


    Conserve CERAZETTE® em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C). Proteja da luz e umidade e tome o medicamento apenas enquanto ele estiver dentro da validade. 

    Atraso de até 12 horas: tome o comprimido assim que lembrar. A eficácia do CERAZETTE® continua garantida. Depois, tome os próximos comprimidos no horário de sempre. 

    Atraso maior que 12 horas: a eficácia pode ser reduzida. Tome o último comprimido esquecido assim que lembrar, mesmo que isso signifique tomar dois no mesmo dia. Continue tomando os próximos no horário habitual. Use um método adicional de proteção, como camisinha, pelos próximos 7 dias. 

    Esqueceu comprimidos na primeira semana e teve relações sexuais na semana anterior?

    Há risco de gravidez. Nesse caso, procure seu médico para orientações. 


    Como qualquer medicamento, CERAZETTE® pode causar efeitos colaterais. 


    Dificuldade com lentes de contato, queda de cabelo, infecção vaginal, cólicas menstruais, cistos no ovário, cansaço e vômitos. 


    Vermelhidão na pele, urticária, eritema nodoso (nódulos dolorosos na pele). Além disso, pode ocorrer secreção nas mamas e reações alérgicas graves, como inchaço no rosto, lábios, língua ou garganta, dificultando a respiração ou a deglutição. Nem todas as mulheres terão esses sintomas. Se algum desses efeitos se tornar grave ou se você notar outros sintomas, procure seu médico imediatamente. 


    Não há registros de efeitos colaterais graves se alguém tomar muitos comprimidos de CERAZETTE® de uma vez. Os sintomas podem incluir náusea, vômito e, em mulheres ou jovens, um leve sangramento vaginal. Para mais informações, consulte seu médico.  

    Para mais informações sobre as especificidades de CERAZETTE®, converse com seu(ua) médico(a) ginecologista e consulte a bula.

    Referências

    CERAZETTE®: Comprimido. Responsável técnico Marcos C. Borgheti – CRF-SP nº 15.615. Itapevi/SP: Eurofarma Laboratórios S.A., 2022. Bula do paciente.