LARCs

Publicado em 16 de abril de 2025
Contracepção
LARCs

Os LARCs vêm da sigla em inglês “Long-acting reversible contraceptives” que significa contraceptivos de longa ação. São opções seguras para evitar uma gestação não planejada, que não dependem da lembrança diária da mulher. Sua taxa de eficácia é alta, propiciando taxas de gravidez menores de 1% ao ano em uso perfeito. Uma das principais vantagens dos LARCs em relação aos contraceptivos reversíveis de curta duração é a manutenção da sua alta eficácia, independentemente da lembrança da usuária.

Os LARCs independem da ação do médico ou da usuária para manter sua eficácia e apresentam as mais altas taxas de satisfação e continuidade de uso entre todos os contraceptivos reversíveis.

Outra vantagem desse tipo de método é a menor contraindicação. Enquanto a pílula não é aconselhada às pacientes obesas, fumantes ou com histórico de trombose, por exemplo, os LARCs que contêm progesterona podem ter efeitos colaterais menores.

Os LARCs devem ser inseridos por um médico e dependendo do método escolhido podem permanecer no corpo por até 10 anos. Vale lembrar que apesar da contracepção, os LARCs não previnem as infecções sexualmente transmissíveis.