Publicado em 15 de abril de 2025
Fertilidade
É fato que o acompanhamento com o Ginecologista é fundamental na saúde feminina, isso todas nós já sabemos, certo? Ele é o profissional da saúde que nos acompanhará na maior parte de nossas vidas, e será o responsável por cuidar dos controles periódicos e prevenção de diversas doenças.
Além das consultas recorrentes e dos exames periódicos que são de extrema importância, nós também devemos conversar com ele sobre o desejo de ser mãe, afinal, estamos falando de planejamento reprodutivo, certo?
Mas nossa relação com ele pode (e deveria) ir além disso.
Independente da nossa idade, se desejamos ser mães no futuro, mas ainda temos muitos planos a serem realizados antes da maternidade, ou se já estamos prontas para gerar uma vida, é importante que este profissional tenha conhecimento sobre nosso desejo da maternidade para poder orientar da melhor maneira possível.
Sabendo disso, é possível que ele acompanhe de perto algumas características do nosso corpo e hábitos que talvez, naquela consulta de rotina para pegar as receitas dos exames periódicos, não são abordadas: meu sobrepeso pode impactar na tentativa de gravidez? Como me preparar para largar o cigarro para enfrentar a gestação? Meu check-up está em ordem? Minha fertilidade “é boa”? Se eu começar a tentar agora, em quanto tempo devo engravidar? A gravidez depende só de mim ou meu parceiro também precisa fazer exames?
Esses são só alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas para esses profissionais, o importante é você ter informação para planejar sua gestão quando e como achar melhor.
Se você quer ser mãe, mas não agora, também fale disso com seu médico. Como a idade é um fator fundamental para a fertilidade, dependendo da fase que você se encontra esse profissional pode sugerir tratamentos que irão te trazer segurança, como o Congelamento de Óvulos. Assim, enquanto você realiza seus planos e sonhos, ao mesmo tempo você preserva sua fertilidade até decidir que é o momento certo para tentar engravidar.
Hoje, a grande parte dos Ginecologistas também são Obstetras, o que facilita muito essa conversa.
E você, já falou sobre seus planos de maternidade com seu Ginecologista?
Este material informativo não substitui a conversa com um médico, pois apenas esse profissional poderá orientá-lo(a) sobre a prevenção de doenças e o uso adequado de medicamentos. Não tome nenhum medicamento sem ter recebido orientação médica.